Levantamento topográfico

A topografia é a descrição mais próxima do real que podemos fazer de uma área, sendo assim um levantamento topográfico consiste basicamente da obtenção de dados em campo, e posteriormente serviço de escritório, tratamento dos dados e desenvolvimento da planta topográfica, que vem a ser a projeção dos dados coletados em papel. O levantamento topográfico pode ser divido em duas partes:

Levantamento planimétrico é aquele em que são adquiridos em campo, leituras de ângulos e distâncias, afim de que possamos determinar
pontos e feições do terreno que serão projetados sobre um plano horizontal de referência por meio de suas coordenadas X e Y (representação bidimensional).

Levantamento altimétrico desenvolvido a partir da tomada de ângulos e/ou distâncias tem a finalidade de determinar as feições morfométricas do terreno em questão. E relacionando-as a um plano de referência vertical ou de nível por meio das coordenadas Z vinculadas às X e Y (representação tridimensional), como em um perfil topográfico, por exemplo (Nivelamento).

Quando nos referimos ao conjunto de métodos, e sendo assim ao conjugado de dados planimétricos e altimétricos adquiridos, abrangemos
as duas espécies de levantamentos citados anteriormente, e a este é dado o nome de topometria,
comumente citada como planialtimetria.

Fale Conosco

Contamos com uma equipe técnica para tirar todas as suas dúvidas.

Clique aqui