Desenvolvido por
Revit x AutoCAD
11 de setembro de 2024
Autores: Éder Lêdo, Fernanda Helena, Raí Rebouças e Iderlan Alves
O BIM não se resume a um software, contudo existem plataformas que oferecem um melhor suporte para o uso dessa tecnologia, dentre estas, o Revit é uma das que mais faz sucesso. Para o processo tradicional de Desenho assistido por computador (DAC; em inglês: computer aided design – CAD) o software AutoCAD é unanime em trabalhabilidade para grande maioria dos projetos de engenharia, atualmente.
Essas duas ferramentas estão entre os principais softwares [da Autodesk] de aplicações da indústria de arquitetura no mundo.
O AutoCAD foi uma ferramenta revolucionária que se tornou a mais famosa do mundo da arquitetura/engenharia. Foi um dos primeiros programas assistidos por computador que foram executados em computadores pessoais. Foi originalmente criado para indústria mecânica, sendo o software de representação gráfica incorporado para construção civil.
As principais funcionalidades do AutoCAD da Autodesk são: manipular dados CAD 2D e 3D, criar geometrias básicas da vida real com utilização nas mais diversas áreas, representar dimensões e materiais, com visualização facilitada. É amplamente utilizado para criar e modificar formas geométricas.
Alguns dos recursos fornecidos pelo AutoCAD são:
DWG Compare Pode comparar e mostrar as diferenças entre duas versões de um desenho. Suporte para Web e dispositivos móveis Os desenhos podem ser visualizados e editados na Web e em dispositivos móveis. Gráficos 2D Zoom 2x mais rápido, pedidos de alteração e propriedades de camadas Visualizações compartilhadas As visualizações de design podem ser compartilhadas por meio de um navegador da Web para comentários. Importação de PDF Importar geometria, arquivos de fonte SHX, imagens rasterizadas em um desenho de PDF. Espaços de trabalho Salvar e restaurar espaços de trabalho com menus personalizados, barras de ferramentas Renderização Lightening e materiais podem ser aplicados para dar aos modelos 3D uma aparência realista. Arquivos DGN Importe, exporte e conecte arquivos DGN para reutilizar dados.
O Revit é uma solução BIM (Modelagem de Informações de Construção), o conceito mais novo do mercado em tecnologia para projetos que permite manipulação e produção de dados em projetos multidisciplinares.
Por meio de suas ferramentas é possível usar processos colaborativos para criação, correção e gerenciamento de modificação em projetos, além de permitir a modelagem unificada destes.
O Revit é um aplicativo único usado para criar geometria equipada com informações reais. É, em outras palavras, uma ferramenta de modelagem de informações de construção (BIM) 4D com recursos para projeto arquitetônico, engenharia estrutural e construção.
Alguns dos recursos do Revit são os seguintes:
Building Information Modeling Modelos podem ser criados com informações da vida real e são indivisíveis. Componentes paramétricos Sistemas gráficos abertos para design e criação de formulários. Compartilhamento de trabalho A exibição tabular do modelo pode ser extraída das propriedades dos elementos. Programações As visualizações de design podem ser compartilhadas por meio de um navegador da Web para comentários. Interoperabilidade Importa, exporta e vincula dados a formatos comumente usados. Anotação A edição WYSIWYG permite controlar a aparência do texto. Projeto arquitetônico Adicione elementos ao modelo de construção, incluindo paredes, portas, janelas e componentes. Cloud Rendering Produza visualizações fotorrealistas na nuvem.
De forma geral, as principais diferenças entre Revit e AutoCAD são:
Visão do todo – O AutoCAD concentra-se em componentes individuais de um projeto, enquanto o Revit considera todo o projeto como um todo, dando aos arquitetos uma vantagem de considerar o design como indivisível;
Flexibilidade – o AutoCAD é mais flexível em comparação ao Revit, pois suporta comandos de superfície, malha e sólidos, enquanto o Revit é mais rigoroso, pois as informações precisam ser construídas corretamente, porque não apenas construímos um modelo 3D, mas também um modelo que permitirá coordenação de trabalho e muito mais;
Correção em tempo real – AutoCAD segue coordenação linear envolvendo uma constante para frente e para trás entre todos os grupos associados. Por outro lado, o Revit tem vantagem, pois todos os modelos podem ser vinculados ao modelo de arquitetura central para acompanhar os variações e correções em tempo real entre eles;
Portabilidade – AutoCAD web app está disponível para criar editar e compartilhar projetos de CAD através do computador e dispositivos móveis, enquanto, o Revit está disponível apenas no Windows;
Custo – O custo de uma assinatura do Revit é maior comparado ao AutoCAD, com mesma duração.
Nós, Grupo Transitar, convidamos vocês para imergirem no universo BIM, por meio do Curso Revit Architecture. Será realizado entre os dias 16 e 17 de outubro e 23 e 24 de outubro de 2020.
Com esse curso você será capaz de realizar modelagem e integração de projetos, tornando-se um profissional desejado pelo mercado!
APROVEITE ESSA OPORTUNIDADE
Clique aqui para conhecer melhor o curso!
Assista aos comentários dos nossos alunos!
https://www.youtube.com/embed/yL9S-fCle5o