Logo GTA

O que é Geodésia?

11 de setembro de 2024
Para o estudo do espaço geográfico e dos ambientes nele inseridos é necessário conhecimentos e informações que possam facilitar o processo de aquisição de dados. Uma das principais ciências para o estudo do espaço geográfico é a geodésia.

A geodésia é a ciência de medir e entender com precisão a forma geométrica da Terra, a orientação no espaço e a modelagem do campo gravitacional.

A geodésia é a ciência de medir e entender com precisão três propriedades fundamentais da Terra: sua forma geométrica, sua orientação no espaço e seu campo de gravidade – bem como as mudanças dessas propriedades com o tempo. Usando um receptor GNSS, os geodesistas podem monitorar e estudar a superfície terrestre e sua ocupação.

Muitas organizações usam a geodésia para mapear países, determinar limites de terra e melhorar a segurança de transporte e navegação. Para medir pontos na superfície da Terra, os geodesistas atribuem coordenadas (semelhantes a um endereço exclusivo) a pontos em toda a superfície.

No passado, os geodesistas determinavam as coordenadas dos pontos usando ferramentas de levantamento terrestre para medir as distâncias entre os pontos. Hoje, os geodesistas usam ferramentas geoespaciais como o Sistema de Posicionamento Global (GPS) para medir pontos na superfície da Terra.

Os geodesistas devem definir com precisão as coordenadas dos pontos na superfície da Terra de maneira consistente. Um exemplo de conjunto de pontos medidos com precisão é a Rede Brasileira de Monitoramento Contínuo dos Sistemas GNSS (RBMC), que permite que diferentes tipos de mapas sejam consistentes entre si.

A definição de posições sobre a superfície terrestre requer que a Terra possa ser tratada matematicamente. Para medir a Terra, os geodesistas constroem modelos matemáticos simples que capturam as maiores e mais óbvias características do relevo terrestre.

Os geodesistas adotaram o elipsóide como o modelo mais básico da Terra. Como o elipsóide é baseado em um modelo matemático mais simples, sua superfície se adéqua mais facilmente ao geóide, porém não conseguem representar as grandes variações de altura como montanhas e vales.

Quando detalhes adicionais da Terra são necessários, os geodesistas usam o geóide. Um geóide tem uma forma muito semelhante ao nível médio global do mar, e sua projeção representa, além dos oceanos, os continentes a dentro, pois é uma superfície equipotencial do campo gravitacional.

A adoção do geóide como superfície matemática de referência esbarra no conhecimento limitado do campo da gravidade terrestre. Com o avanço do conhecimento, as cartas de ondulação geoidal existentes são substituídos por novas versões atualizadas. Além disso, o equacionamento matemático do geóide é complexo, o que o distancia de um uso mais prático. É por tudo isso que a Cartografia se vale da aproximação mais grosseira aceita pelo geodesista: um elipsóide de revolução.

As três principais áreas, também denominadas de os pilares da Geodésia: geodésia física, geodésia matemática e geodésia prática.

A geodésia física e matemática são partes da geodésia teórica que trata determinar e representar a figura da terra em termos globais, também conhecida como geodésica superior. Já a geodésia prática ou inferior estuda e representa porções menores da superfície terrestre.

A geodesia sempre está envolvida com três superfícies:

Superfície física da Terra é a superfície onde são efetuadas as operações geodésicas;
Superfície de referência é a superfície do modelo geométrico adotado – onde são efetuados os cálculos geodésicos (usualmente o elipsóide de revolução);
Geóide é uma superfície equipotencial do campo da gravidade, em uma primeira aproximação é aquela que mais se aproxima ao nível médio dos mares não perturbado.

A Geodésia é muito importante em diversas áreas como, por exemplo, Cartografia, Geologia, Ciências da Terra, Topografia, Geografia Física, entre outras.

Algumas de suas principais aplicações são:

Posicionamento através dos referenciais geodésicos;
Criação de mapas;
Engenharia Civil;
No entendimento da superfície terrestre;
No acompanhamento das mudanças do uso da terra;
No embasamento de estudos ambientais;
Entre diversas outras finalidades.

Entender a geodésia é fundamental para qualquer pessoa que queira estudar o universo das geotecnologias, engenharias e afins. O que trouxemos no artigo é apenas a ponta do iceberg, mas vai te deixar a par do que essa ciência representa.
Share by: