Logo GTA

Fontes de dados de Modelo de Elevação Digital

11 de setembro de 2024
Para usuários SIG os dados de elevação da área de interesse são fundamentais para diversas aplicações, como: geração de curvas de nível, processamento de dados na fotogrametria, realização de estudos sobre relevo, entre outros.

Utilizar esses dados fornece um leque de opções para projetos de engenharia e por isso é importante conhecer as mais variadas fontes gratuitas desse tipo de dado. Nesse artigo mostraremos quais os tipos de dados XYZ gratuitos que você poderá utilizar nos seus projetos.

Nossa lista de fontes globais de dados DEM gratuitas:

SRTM DEM
Em fevereiro de 2000 a Space Shuttle Endeavour (ônibus espcial) foi lançada com a carga útil do SRTM (Shuttle Radar Topography Mission), uma missão espacial para obter um modelo digital do terreno. Por meio desta, a NASA realizou em apenas 11 dias a captura do MDE de 30 metros da zona da terra entre 56 °S e 60 °N.

Usando duas antenas de radar e uma única passagem, a missão coletou dados suficientes para gerar um modelo de elevação digital usando uma técnica conhecida como radar de abertura sintética interferométrica (inSAR).

No final de 2014, o governo dos Estados Unidos divulgou a mais alta resolução SRTM DEM ao público. Obtendo uma resolução espacial de cerca de 30 metros. Cobrindo a maior parte do mundo com altura vertical inferior a 16m.

Onde obter dados SRTM?

Os dados SRTM DEM estão disponíveis no USGS Earth Explorer.

Para fazer o download, selecione sua área de interesse. Na guia Conjuntos de Dados, selecione Elevação Digital> SRTM> SRTM 1-ArcSecond Global.

Lembrando que para baixar dados no USGS deve-se criar uma conta no sistema.

ASTER DEM
O Ministério da Economia, Comércio e Indústria (METI) do Japão e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA) dos Estados Unidos anunciaram o lançamento do conjunto de dados ASTER (Radiômetro Avançado de Emissão e Reflexão Térmica de Spacebor) em 5 de agosto de 2019.

O ASTER GDEM ostenta uma resolução global de 90 metros com uma resolução de 30 metros nos Estados Unidos. Apesar de sua alta resolução e alta cobertura (80% da Terra), os usuários são pouco satisfeitos devido aos problemas com a qualidade de seus dados.

O ASTER GDEM com base em duas imagens em ângulos diferentes, usou estereopares e fotogrametria para definir a elevação. No entanto, a quantidade de nuvens afetou a precisão do ASTER, que não é o caso do SRTM. Muito por causa do funcionamento dos sensores passivos e ativos.

Porém, com o tempo, os dados do ASTER foram aprimorados e em outubro de 2011, a versão 2 do ASTER foi lançada publicamente, o que foi uma melhoria considerável.

Onde obter dados do ASTER?

Você pode fazer o download dos dados do ASTER gratuitamente no USGS Earth Explorer. Na guia Conjuntos de dados, selecione Elevação digital> ASTER.

ALOS DEM

O satélite ALOS foi lançado 2006 pela Japan Aerospace Exploration Agency – JAXA, ficando em operação até 2011. O seu principal propósito foi levantar banco de dados para temas como desenvolvimento sustentável, monitoramento de desastres naturais e recursos naturais.

O ALOS possui três instrumentos de sensoriamento remoto: O Instrumento de Sensoriamento Remoto Panchromatic para Mapeamento Estéreo (PRISM) para mapeamento de elevação digital, o Radiômetro Avançado Visível e Infravermelho Próximo do tipo 2 (AVNIR-2) para observação precisa da cobertura do solo e o radar Phased Array de abertura sintética do tipo PALSAR para observação noturna e diurna da terra, e são disponíveis DEMs com resolução espacial de

12,5 m.

A missão ALOS World 3D lançada em maio de 2015, é um Modelo Digital de Superfície (MDS) de resolução de 30 metros capturado pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), cobrindo uma área maior do hemisfério norte, mais precisamente até a zona 60º N. Recentemente, esse MDS foi disponibilizado ao público.

Estes são os dados de elevação em escala global mais precisos. Ele usa o satélite avançado de observação terrestre “DAICHI” (ALOS).

Onde você pode baixar o mundo global ALOS 3D da JAXA?

Se você deseja esse DSM preciso, precisará se registrar on-line através do portal JAXA Global ALOS para fazer o download.

Como você pode ver os dados de elevação são abundantes, a escolha é apenas uma questão de encontrar o caminho certo para atender às suas necessidades.
Share by: