Desenvolvido por
Asa fixa ou multirotor: principais diferenças
11 de setembro de 2024
Embora os multirotores dominem mais de 70% do mercado de drones eles não são a única opção. Uma das maiores dúvidas ao se investir em um drone profissional é a escolha entre um equipamento de asa fixa ou multirotor também conhecido como asa rotativa. Cada um deles tem vantagens e desvantagens, que os tornam mais adequados para determinados usos, por isso é importante entender as principais diferenças entre os dois tipos.
Ainda é muito comum a confusão entre as nomenclaturas: Drone, VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado), UAV (Unmanned Aerial Vehicle) e ARP (Aeronave Remotamente Pilotada); mas não passam de sinônimos e devem ser usadas para o mesmo fim. Drone é um apelido do inglês que em sua tradução literal significa Zangão (apelido ganho como consequência do som que o mesmo faz em voo).
Asa Fixa
Apresentam uma estrutura estática de asas, assemelhando-se a um avião, o que permite sua sustentação a partir do fluxo de ar.
Asa Rotativa ou Multirotor
A estrutura desses Drones apresenta braços com motores elétricos nas pontas, podendo ser comparada a de um helicóptero.
Asa Rotativa ou Multirotor
A estrutura desses Drones apresenta braços com motores elétricos nas pontas, podendo ser comparada a de um helicóptero.
Drones Multirotor
Drones multirotor são construídos com um corpo central e múltiplos rotores que rotacionam hélices para manobrar a aeronave. Os mais comuns são os que possuem quatro (quadricópteros), seis (hexacópteros) ou oito (octacópteros) rotores, mas podemos encontrar drones outras combinações relativas a quantidade de rotores. Uma vez no ar, um drone multirotor varia a velocidade relativa de cada rotor para alterar o torque, permitindo uma gama de movimentos.
Dentre as principais vantagens dos drones de asas rotativas, podemos citar:
Facilidade na pilotagem: Aeronaves com múltiplos rotores são mais fáceis de pilotar tanto para humanos quanto para pilotos automáticos. As aeronaves com vários rotores podem realizar decolagens e aterrissagens verticais, elas também exigem menos espaço para decolar e pousar, tem grande flexibilidade de manobra, podendo pairar imóvel no meio do voo.
Menor custo: Os veículos com asas rotativas dominam o mercado de drones com preços competitivos, podemos encontrar um quadricóptero profissional com valor entre 8 e 10 mil reais, enquanto um drone de asa fixa de qualidade semelhante pode facilmente custar entre 8 ou 10 vezes mais.
Maior capacidade de carga útil: Os drones multirotores geralmente suportam mais peso devido ao seu design.
Mais compacto: Aeronaves com múltiplos rotores não exigem a área de superfície ou a envergadura como os drones de asa fixa, porque usam várias hélices para voar. Eles são projetados para dobrar e caber em caixas menores tornando-se mais fáceis de transportar.
Porém os multirotores possuem algumas desvantagens:
Menor área mapeada: Uma limitação dos drones multirotores é a área mapeada em uma única bateria. A maioria dos drones multirotores pode voar por cerca de 30 minutos em condições climáticas ideais. Essa limitação pode ser compensada com o uso de baterias adicionais.
Menos estabilidade: A aerodinâmica de um drone multirotor os deixa mais vulneráveis aos ventos fortes. Em regiões onde espera-se condições de ventos forte faz-se necessário optar por voar com drones assas rotativas de maior porte, ou drones com asa fixa.
Drones de Asa Fixa
O drone de asa fixa é um projeto mais tradicional de aeronave, semelhante a um avião. Eles são feitos de um corpo central que tem duas asas e, geralmente, uma única hélice. Uma vez no ar, as duas asas geram sustentação que compensa seu peso permitindo que a aeronave permaneça em vôo.
Por causa disso, eles só precisam usar energia para seguir em frente, não para se manter no ar, por isso oferecem vantagens diferentes dos drones com asas rotativas, tais como:
Maior área mapeada: As aeronaves com asa fixa podem cobrir maiores áreas do que os drones multirotores em um único ciclo de bateria. Isso os torna ideais para o mapeamento de áreas muito grandes ou lineares.
Maior estabilidade: O projeto de aeronaves de asa fixa proporciona maior estabilidade em ventos fortes quando comparados às aeronaves de asa rotativa. Oferecendo uma alternativa para voar em regiões onde ventos mais fortes são esperados ou frequentes.
Contudo, assim como o multirotor, esse tipo de aeronave apresenta algumas desvantagens operacionais:
Necessidade de uma maior área de pouso e decolagem: As aeronaves de asa fixa exigem uma maior área para realizar a decolagem e pouso; o que pode torná-las improdutivas em alguns casos, por exemplo em regiões urbanas ou muito vegetadas.
Maior custo: Atualmente no mercado, as aeronaves de asa fixa tendem a custar mais, quando comparadas aos multirotores.
Dificuldades na pilotagem: Aeronaves de asa fixa são mais difíceis de pilotar, tanto para humanos quanto para pilotos automáticos.
Menos compacta: A vantagem da maior autonomia das aeronaves de asa fixa vem diretamente de sua área de superfície e envergadura, o que significa que elas são mais difíceis de serem guardadas e geralmente requerem tempo de montagem maior antes dos voos.
Para melhorar a comparação e entendimento, organizou-se em formato de tabela o resumo das principais vantagens e desvantagens dos drones de asa fixa e os multirotores:
Então por qual tipo de equipamento devo optar? De modo geral os dois tipos de aeronaves possibilitam a obtenção de resultados de qualidade. Mas a escolha em qual equipamento investir não é tão simples, sendo necessária uma análise das características citadas acima e uma prospecção dos produtos que você precisa gerar para atender as suas expectativas e as de seus clientes.