Os sistemas de navegação por satélite são recursos públicos compartilhados por todo o mundo. Tendo o segmento espacial, como um segmento primordial ao funcionamento do sistema. A partir disso temos importantes constelações como GPS (Estados Unidos), GLONASS (Rússia) e o Beidou – BDS (China).
O desenvolvimento do Beidou é uma alternativa aos demais sistemas de satélite do mundo, visto ser de grande importância para a economia emergente e a enorme população chinesa. Além disso, a China está promovendo sua integração a serviços mundiais de navegação como GPS e o GLONASS.
A China tem aplicado o princípio de que “o BDS é desenvolvido pela China, mas dedicado ao mundo”, servindo ao desenvolvimento do Cinturão Econômico da Rota da Seda e promovendo ativamente a cooperação internacional.
Em 16 de dezembro 2019, a China enviou ao espaço mais dois satélites para integrar sua constelação. Os satélites entraram com sucesso em suas órbitas designadas após mais de 3 horas de voo. Agora o sistema possui uma constelação de 24 satélites. Entre os 24 dispositivos, atualmente em órbita, 14 satélites são desenvolvidos pela Academia Chinesa de Tecnologia Espacial, que é afiliado à China Ciência e Tecnologia Aeroespacial, e 10 satélites são desenvolvidos pela Academia de Inovação para microssatélites de Academia Chinesa de Ciências.
Lançamento dos dois satélites adicionados ao sistema Beidou.
Fonte: Sistema de navegação por satélite BeiDou
De acordo com o plano, mais dois satélites serão lançados no primeiro semestre de 2020, e o lançamento de todos os satélites BDS será concluído meio ano antes da meta programada.
Com a alta densidade de lançamento de 1,2 satélites por mês, em média, o BDS quebrou o recorde mundial da velocidade de lançamento em Sistemas Globais de Navegação por Satélite (GNSS).
No momento a constelação está em operação em parte da China e Oceano Pacífico asiático, mas entrará em operação de modo global em 2035. Com isso, esse será o terceiro maior sistema de satélite do mundo. O plano é gerar competição, com potencial de iniciar mais uma guerra comercial entre a China e os EUA, igual ao que é visto com relação à rede 5G.
Fontes:
中文 | Sistema de navegação por satélite BeiDou
TecMundo